sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Acompanhe Como Foi o Seminário da Frente de Luta Por Uma Expansão de Qualidade


 
Seminário na UFSC Organizado Pela Frente de Luta Por Uma Expansão de Qualidade Ocorreu nos dias 17 e 18 de Agosto e Contou com a Participação do Coletivo Luta & Poesia


Desde os primeiros momentos da Frente de Luta Por Uma Expansão de Qualidade, surgida em março de 2010, reunindo estudantes, professores e técnicos-administrativos, que o Coletivo Luta & Poesia participa ativamente de sua construção. Estamos empenhados em construir essa frente porque ela se coloca como um espaço democrático, independente e apoiada na mobilização direta como método de garantir e expandir direitos.

Coerente com isso, ela vem se constituindo como um importante pólo de aglutinação dos lutadores da UFSC para resistir a projetos precarizantes e privatizantes como o REUNI, o ponto eletrônico e as taxas "acadêmicas".

Participam dela, além do Coletivo Luta & Poesia, também o MUP (Movimento Universidade Popular), técnicos-administrativos que compõem o Grupo de Trabalho da Jornada de Trabalho de 6 horas da categoria, professores que constroem o ANDES na UFSC e Centros Acadêmicos importantes da UFSC como o de História, Arquitetura, Serviço Social, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e Antropologia.

Nos dias 17 e 18 de agosto a Frente De Luta realizou o seminário "Qualidade De Ensino Ameaçada: A UFSC na Esteira do REUNI". Foi o primeiro fórum geral da UFSC para debater o REUNI com profundidade e tirar um calendário unificado de lutas desde 2008. Esse seminário foi um sucesso pela qualidade do debate e por ter encaminhado um calendário de atividades que está sendo colocado em prática, com atos, uma assembléia estudantil e uma audiência com o reitor sobre as taxas. 

O seminário surgiu da assembléia geral universitária que houve no dia 08 de abril de 2010, junto do encaminhamento de uma audiência, de uma cartilha sobre o REUNI na UFSC e de um ato em razão da presença de um representante do ministério da educação na UFSC nesse mesmo mês. A Frente de Luta garantiu todas essas atividades, assim como várias outras que a seguiram.

A construção desse seminário foi feita de maneira aberta, em várias reuniões amplamente divulgadas para as entidades representativas da UFSC. Infelizmente, o DCE (Diretório Central dos Estudantes), a Apufsc-Sindical (Sindicato dos Professores), a APG (Associação dos Pós-Graduandos) e o Sintufsc (sindicato dos Técnico-Administrativos), que deveriam estar tomando a dianteira do processo, optaram por não tomar.  Simplesmente porque suas diretorias ignoram a importância de um fórum que aglutine as diversas categorias da UFSC.

As diretorias do Sintufsc e da Apufsc-Sindical sequer abriram suas reuniões para discutir o tema. A diretoria do DCE, que chegou a comparecer numa das reuniões organizativas do Seminário, depois mandou o recado dizendo que não organiza seminário "que tira calendário de luta". A APG, ligada ao mesmo grupo que compõem o DCE, não voltou a discutir com a Frente de Luta.

Também a diretoria dessas entidades não se somaram na construção das outras atividades encaminhadas na assembléia do dia 08 de abril. Por essas e outras, podemos perceber sob que interesses atuam e com certeza não é do fortalecimento das mobilizações.

Acreditamos que o papel dessas entidades, com toda a legitimidade histórica que possuem conquistada em muitas lutas, é de estar na linha de frente das mobilizações e não fazendo corpo-mole, o que só mostra o atrelamento delas à reitoria, à política do governo federal e das direções governistas da CUT, CTB e UNE.

Conheça o Blog da Frente de Luta Por Uma Expansão de Qualidade e participe dessa luta você também: http://www.frentedeluta.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário