sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Haiti: Solidariedade, Sim! Ocupação Militar, Não!


Haiti: Solidariedade, Sim! Ocupação Militar, Não!


 
O Haiti é a nação mais pobre de nosso continente. O salário mínimo é o mais baixo, 80% da população vive abaixo da linha de pobreza, 75% das casas não tem água encanada ou esgoto, não existe coleta de lixo, uma boa parte da população se alimenta de uma “bolacha” que é uma mistura de manteiga, açúcar, água e terra (sim, terra!), e um longo etc. 


Você pode estar achando que essa é a realidade do Haiti depois do terrível terremoto que destruiu o país e matou milhares e mais milhares de pessoas em janeiro desse ano. Mas acontece que essa era a realidade haitiana antes do terremoto. Agora está muito pior.

Toda essa desgraça não acontece por um "azar" do povo haitiano. Mas devido a uma opressão de diferentes ocupações militares que se revesaram ao longo da história do país.


O governo Lula nesses últimos 6 anos vem cumprindo um papel lamentável ao liderar uma ocupação militar da ONU no Haiti. Essa ocupação, ao contrário da propaganda mentirosa da Rede Globo e outras grandes mídias, só está servindo para garanir o lucro de transnacionais como NIKE, GAP ou das empresas do vice-presidente da República, José Alencar, que exploram a mão-de-obra mais barata do continente. Para piorar, depois do terremoto, milhares de soldados norte-americanos desembarcaram no país e agora controlam diretamente ele.

Por isso, nós defendemos uma solidariedade de verdade com envio de médicos, técnicos especializados, remédios e alimentos ao Haiti e não a ocupação militar. Exigimos dos governos, em especial do Governo Lula, que retirem imediatamente as tropas do Haiti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário