sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Solidariedade à Luta em Imbituba/SC

 
Moção de apoio a luta da ACORDI (Associação Comunitária Rural de Imbituba - SC)


A ANE-L (Assembleia Nacional de Estudantes – Livre) diante dos recentes acontecimentos na cidade de Imbituba - SC vem a público defender a luta dos trabalhadores rurais e comunidades tradicionais manifestando seu apoio à ACORDI (Associação Comunitária Rural de Imbituba) que está lutando para permanecer no seu território tradicionalmente ocupado e mantido há mais de 200 anos e pelo reconhecimento legal do direito da Comunidade Tradicional dos Areais da Ribanceira de Imbituba. É fato que esta comunidade desenvolveu formas específicas de apropriação e uso do território baseada no trabalho familiar e no uso comum dos bens naturais por meio do cultivo itinerante da mandioca, a extração do butiá e o uso de plantas medicinais. Portanto, é esta comunidade que possui de fato o direito de viver e reproduzir-se nessas terras.



As empresas Engesul - Indústria e Comércio e Sulfacal - Indústria e Comércio de Gesso querem remover esta comunidade de suas terras e conta com o apoio da justiça de Santa Catarina e da policia. Repudiamos essa ação que visa entregar as terras de uso comum pertencentes a uma comunidade tradicional a empresas privadas que compraram as terras a preços irrisórios em uma negociata entre o governo e empresários.

A luta dos trabalhadores para barrar essa fralde, a apropriação de forma irregular das terras públicas ocupadas por sucessivas gerações de agricultores e pescadores artesanais de Imbituba/SC, é a nossa luta.

Para mais informações existe uma Ação Civil Pública (ACP nº 5000356-89.2010.404.7216) ajuizada pelo Ministério Público Federal (PRM Tubarão/SC) em agosto de 2010 contra as empresas Engesul - Indústria e Comércio e Sulfacal - Indústria e Comércio de Gesso.

Um comentário:

  1. chocante toda história. municipio pequeno, comunidade local e o sufocamento das industrias pelos bens naturais, e mais, patrimônio nosso é esmagado! estou publicando também em:
    www.periferiaspaulistas.blogspot.com
    salve!

    ResponderExcluir