quarta-feira, 28 de março de 2012

MANIFESTO EM DEFESA DA QUALIDADE DE ENSINO NO CFH! CADEIRAS MELHORES JÁ!

MANIFESTO EM DEFESA DA QUALIDADE DE ENSINO NO CFH!
CADEIRAS MELHORES JÁ!

As universidades federais ainda são as melhores instituições de ensino superior, mas sabemos que nem tudo são flores... Os estudantes se vêem obrigados a lutar por seus direitos, por qualidade no ensino, por mais professores e, agora, chegamos ao nível de ter que lutar até por cadeiras decentes!
Os estudantes do Centro de Filosofia e de Ciências Humanas (CFH) começaram as aulas este ano com uma surpresinha. Ao entrarem nas salas de aula se depararam com cadeiras de plástico que lembram as de boteco. Alguns se sentiram quase impelidos a levarem a cerveja pra completar a cena.
Apesar de cômico, isso é um problema grave. O uso de péssimas cadeiras no CFH para os estudantes já tem história, mas faz poucos anos que a situação se agravou quando compraram cadeiras com encosto de plástico que começaram a quebrar em grande quantidade em menos de 6 meses de uso. Muitos se perguntaram: “aprenderam a lição, vão comprar algo de decente?”. Não.
Conseguiram uma cadeira pior que a outra, esse ano colocaram cadeiras de bar para estudarmos. Parece que não nos encaram como pessoas que estão estudando na UFSC, mas matando o tempo, então não precisamos de cadeiras boas, serve as de boteco mesmo. Alguns pensam “é melhor do que antes porque metade das cadeiras estavam quebradas”. Isso é parcialmente verdade, pois essas cadeiras não foram feitas para este tipo de atividade e estão fadadas a quebrarem também, e rápido. Independente de essas cadeiras de boteco serem temporárias ou permanentes elas não condizem com o espaço acadêmico, não foram feitas para salas de aula e demonstram desrespeito com o ensino e com o estudante.
Existe uma Norma Regulativa (NR-17) que legisla sobre o ambiente de trabalho levando em consideração a ergonomia para atingir um ambiente saudável. Segundo a NR-17 o assento deve prover firmeza e conforto na sustentação da posição sentada sem atrapalhar a circulação sanguínea. Acreditamos que esse também deva ser o ideal a ser buscado para uma sala de aula.
A falta de prioridade para a educação está levando a uma precarização crescente no ensino universitário.
Na UFSC o descaso está chegando a tal nível que agora os estudantes estão tendo que se preocupar até com as cadeiras onde vamos sentar! Isso é consequência da política da nossa universidade que privilegia as Fundações privadas, mas também é consequência da política do Governo Federal que, em 2 anos, cortou 5 bilhões de reais da educação.
Entendemos que uma formação de qualidade envolve uma série de condições que, juntas, devem propiciar essa qualidade.
Portanto, exigimos a compra de cadeiras condizentes com o ambiente universitário e que até lá sejam fornecidas cadeiras mais adequadas com nossa realidade, mais confortáveis e que não corram risco de quebrar. Entendendo que não há uma solução que possa partir apenas da universidade, exigimos do Governo Federal aumento do investimento na educação pública na ordem de 10% do PIB porque educação não é problema, é solução e precisa de mais investimento.
Assinam este manifesto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário