terça-feira, 29 de maio de 2012

ANEL na Marcha das Vadias

No sabado (26 de maio) aconteceu em mais de 15 cidades a Marcha das Vadias,  Muitos e homens e, principalmente, mulheres manifestaram sua indignação com o machismo e gritaram bem alto que uma sociedade machista não é a sociedade que queremos! E a ANEL estava presente nessas marchas porque apoiamos toda luta e forma de manifestaação contra o machismo e pela libertação da mulher da opressão que a sociedade alimenta.

Em Floripa não foi diferente! A marcha reuniu em torno de 300 pessoas e a ANEL marcou presença!

Veja algumas fotos:


fotos no Facebook:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.313661625381610.73413.100002133264421&type=1

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Próxima reunião e ata da última reunião do coletivo

A próxima reunião será quinta (25/05) às 13h no hall do CFH pra debatermos sobre a marcha das vadias e organizarmos nossa participação nesta manifestação.

Ata da reunião passada:


Pauta da reunião do coletivo 17 de maios 13:30
1. Eleição pro centro acadêmico de história
2. Informes do congresso da CSP-COnlutas
3. Assembleia nacional da ANEL
4. Marcha das VAdias

1. discutímos sobre os problemas que os estudantes de história mais sentem e sobre o currículo do curso que está ameaçado e sobre as propostas da chapa que está concorrendo ao CALH.
*Decidimos por apoiar esta chapa e de escrever uma nota de apoio que será publicada no face e nos murais e porta das salas de aula. O diogo ficou responsável de fazer isso.

2. os estudantes que foram ao congresso falaram sobre como foi e o que acharam. Falaram também que havia representantes da ANEL neste congresso e que aproveitou-se para fazer reuniões paralelas para conversar com estudantes de outros países, para apresentar a proposta de um curso de formação sobre a história do movimento estudantil no Brasil e ver onde será a próxima assembleia nacional da ANEL.

3. A assembleia será nos dias 16 e 17 de junho no rio de janeiro. A ideia de ser nesta data é porque estará acontecendo o evento cúpulo dos povos que vai reunir vários movimentos sociais e ativistas em torno da bandeira de defesa do meio-ambiente e isso nos permiti tanto participar das manifestações que terão quanto facilita convidar representantes de outros movimentos para irem na nossa assembleia enriquecendo o debate e estreitando os laços entre nós e os demais movimentos sociais.
A ida pra assembleia vai demandar esforço nosso pra levantar fundos para pagar a viagem e as taxas e para a divulgação na universidade. Neste sentido decidiu-se alguns encaminhamentos:
* Ver preço de taxas e sobre como será as inscrições e outras coisas referentes a isso => Diogo
*Fazer ofício para pedir que a ufsc nos ajude com um ônibus => Diogo
*Finanças: a) fazer uma folha ouro (responsável: diogo); b) fazer rifas (responsável: Rafa); c) levantar o preço de uma pra cesta de café À ser rifada (responsáveis: Emili e Jéssica);
*montar banquinha na fila do r.u. na quinta ao meio dia pra divulgar a ANEL e vender as cartilhas lgbt e refri (todos que puderem)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cronograma e dicas do congresso da CSP-Conlutas


Informativo da CEN- Todos ao congresso da CSP-Conlutas         nº03/ Abril


Enviamos esse informativo para preparar a vinda das delegações ao 1º Congresso da CSP-CONLUTAS. Em ultima reunião da CEN, debatemos o congresso e outras pautas e campanhas políticas prioritárias, que em breve serão publicadas. Concentramos nesse informativo as orientações para o congresso.

Programação das atividades

Dia 27/04- Encontro de mulheres da CSP-CONLUTAS

A organização dos setores oprimidos em nossa central foi uma importante batalha que demos desde sua fundação, por isso é imprescindível que as mulheres da ANEL contribuam também politicamente no encontro contando sobre as experiências que tivemos e que possamos ser parte da elaboração das próximas iniciativas. É fundamental que as ativistas da ANEL, aproveitem o espaço do encontro como um momento de formação e debate feminista, para podermos também avançar sobre nossas elaborações em torno desse tema para as mulheres jovens.

Local do Encontro e do congresso:
Centro de Convivência da Estância Árvore da Vida, na cidade de Sumaré/SP.
Estrada da Granja do Portão pesado s/nReferência:  Km 114  da entrada de Sumaré

Sobre credenciamento do Encontro:
É necessário que as delegações enviem a lista de participantes do Encontro para o e-mail do Encontro: encontro.mulheres.cspconlutas@gmail.com
Ao chegar ao local é necessário dirigir-se ao Credenciamento, que funcionará a partir das 7h, em frente ao local do Encontro para efetuar o pagamento da taxa e adquirir o crachá do Encontro.
Homens participarão do encontro sem direito a voz ou a voto. Mas é importante que os companheiros também se façam presentes.
Sobre a taxa:
A taxa do Encontro será de 40 reais. Esse valor é referente ao Café da Manhã e Almoço. O local do Encontro é afastado da cidade, portanto não há alternativa de alimentação perto do local.
Sobre a programação e funcionamento do Encontro:
9h:
Pequena solenidade de abertura e saudação de uma ativista egípcia que virá ao Encontro de Mulheres, Congresso da CSP Conlutas e Encontro Internacional.
9h30:
Mesa: fala de conjuntura, abordando os principais acúmulos da CSP Conlutas sobre o tema e apresentando o conteúdo da Carta que busca-se aprovar no Encontro.
Falas de alguns sindicatos e movimentos que vão refletir experiências de organização de base no setor privado, público, movimento sindical e movimento popular. Logo após serão abertas falas para o plenário.
12h30:
Almoço
14h:
Leitura e aprovação da Carta do Encontro de Mulheres
14h30 às 16h30:
Plenária do Movimento Mulheres em Luta
- Breve apresentação das Teses ao Congresso da CSP Conlutas
- Apresentação da proposta de nomes das delegadas do MML ao Congresso
- Apontamento da realização do Encontro Nacional do MML

27, 28, 29, 30 de Abril- Congresso da CSP-Conlutas

Fazer parte da CSP-CONLUTAS é a tradução e materialização do programa de nossa entidade, que acredita que para avançarmos na defesa da educação e dos diretos a juventude precisamos estrategicamente estar aliados aos trabalhadores, e ai se insere toda importância do projeto e programa que a CSP-CONLUTAS levanta, de uma central que reúna para além do movimento sindical, o movimento de combate às opressões, baseado em um programa classista, internacionalista,e que faz frente aos projetos neoliberais dos governos e patrões. Além disso, temos outra tarefa, levar ao congresso os saldos políticos que tivemos com a nossa participação dentro da central e a importância da aliança operário estudantil para o desenvolvimento das lutas no país e para o fortalecimento de nossa central. Esse foi um tema discutido na sua fundação, e queremos agora poder relatar as experiências que tivemos.

Teremos ao longo do Congresso uma programação específica da juventude. Queremos aproveitar ao máximo a presença de várias delegações da ANEL para realizarmos um pleno de executivas e poder planejar nossas principais campanhas políticas para o próximo período.
Programação:

Dia 27/04- Sexta

16:30- Encerramento do encontro de mulheres.
17:00 – Ato solene de abertura do I Congresso da Central Sindical e Popular - Conlutas.
19:00 – Plenária de votação do Regimento interno.

Credenciamento da Juventude - Ao final da plenária, solicitamos um representante de cada delegação munidos de todos os documentos da delegação, para se encaminharem para o credenciamento.
20:00 – encerramento dos trabalhos e jantar.

21:00- Reunião de Abertura do Pleno de Executivas da ANEL
·          Apresentação dos objetivos do pleno de executivas, sua metodologia, programação e divisão dos grupos temáticos de trabalho.
·         Orientações organizativas para à delegação.

22:00 Encerramento dos trabalhos da juventude.

Dia 28/04- Sábado

07:00- Café da Manhã

08:00- Atividade do Pleno de Executivas da ANEL

  Roda de Informes:
·         Campanha nacional “Expansão com 10% do PIB para a educação!” e VI Assembléia Nacional.
·         Campanhas prioritárias em base às resoluções congressuais.
·         Construção do II Congresso da ANEL.

09:00 – Plenária de apresentação das Teses e contribuições
13:00 – intervalo para o almoço
Encerramento do credenciamento dos(as) delegados(as) titulares e abertura do credenciamento de suplentes
15:00 – Grupos de trabalho (Tema 1: Conjuntura Nacional e Internacional)
Encerramento do credenciamento de suplentes
17:30 – Painel sobre “Organização de Base nos locais de trabalho, de moradia e nas escolas”
20:00 – Encerramento dos trabalhos e jantar

Dia 29/04- Domingo
7:00- Café da Manhã

8:00- Atividade do Pleno de Executivas da ANEL
·          Apresentação do Projeto de Curso de Formação Política – Nando, do ILAESE
·         Roda de informes: Fortalecimento das Executivas e Auto Financiamento da ANEL
·         Plenária Final

09:00 – Grupos de trabalho (Tema 2: Balanço de atividades e Plano de ação)
11:30 – Plenária (Tema 1)
13:00 – almoço
15:00 – continuidade da Plenária (Tema 1)
16:30 – Plenária (Tema 2)
19:00 – Encerramento dos trabalhos e jantar

Dia 30/04 – segunda-feira
09:00 – Grupos de trabalho (Tema 3: Organização de Base nos locais de trabalho, de moradia e nas escolas)
Encerramento do prazo para apresentação de moções
12:30 – almoço
14:30 – Plenária Estatutária e Direção
17:00 – Plenária (Tema 3)
19:00 – Outras resoluções e moções
20:00 – Encerramento e jantar

Dia 1.º de maio – terça-feira
08:00 – saída, após o café da manhã, para o Ato de 1.º de Maio
10:00 – Ato Nacional pelo Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

Dia 2 e 3 de maio- Quarta e Quinta feira-Reunião Internacional- São Paulo
Para melhor refletir os processos de luta que tem mobilizado o norte da áfrica, para expressar a luta contra os efeitos da crise econômica na Europa, entre outros processos que vem surgindo no cenário internacional, a CSP- CONLUTAS organizou colado ao congresso,uma reunião internacional com cerca de 20 países de todo mundo, contando com representações sindicais populares e estudantis.
Pretendemos reunir a juventude que foi parte essencial desse processo para pensar em campanhas e iniciativas unitárias que possam aprofundar nossa articulação das lutas a nivel mundial. Teremos direito a 20 convidados para essa reunião e gostaríamos de expressar de maneira representativa nossa inserção no país.
Solicitamos que delegações estaduais, nos informem a possibilidade de termos representantes da delegação para esses dois dias. Email para: clarasaraiva.anel@gmail.com

02/03- Quarta
9 h – abertura
10 h as 16 h – espaço para apresentação e informes dos países
16 h as 19 h – possibilidade de reuniões setoriais

03/05- Quinta
9 h as 15 h – discussão situação internacional, campanhas e propostas de iniciativas
15 h as 17 h – discussão e aprovação da declaração conjunta


Informações Importantes
Essas informações pretendem evitar possíveis transtornos, portanto toda delegação deve ler com atenção os ítens abaixo e os responsáveis de cada delegação, devem planejar-se para garantirmos todos os ítens que seguem:

Credenciamento:
Para o credenciamento será necessária a apresentação dos seguintes documentos:
-Lista de presença da assembléia estadual e a ata da eleição dos delegados.
-Dados do delegado (CPF e Carteirinha da ANEL).
-Dados do observador (CPF).
·         Apresentação do Censo da CEN- Apenas uma cópia para toda a delegação. Isso vale para os estados que ainda não nos enviaram por email.

Os estados devem trazer:
·         Bandeiras da ANEL
·         Materiais regionais - Panfletos e materiais visuais,vídeos, camisetas, artigos...
·         (Os panfletos e demais materiais visuais serão socializados entre as executivas duante o pleno)
·         As delegações devem vir preparadas pois também estaremos vendendo ítens nacionais. Caso alguma estadual deseje um pedido grande, favor entrar em contato conosco antecipadamente: tami.rizzo16@gmail.com.

A Nacional terá a disposição:
·         Lindas bandeiras da ANEL! (12,00 cada)
·         Camisetas (Mulheres/Opressões e 10% do PIB- 15,00 cada)
·         Cartilhas (2,00 cada)
·         Trufas e Rifas (2,00)

A estadia:
·         A instancia árvore da vida é um local muito grande, com muitos gramados e muito bonito. Muita atenção para evitarmos disperão.
·         Por ser um local muito aberto, a noite faz frio. Levar agasalhos.
·         Usaremos um alojamento único para toda a  juventude.
·         O alojamento conta com camas de beliche, portanto é necessário que a delegação leve roupas de cama e seus pertences pessoais de higiene.
·         Estaremos responsáveis pela garantia das boas condições de uso desse alojamento, devendo portanto, todas as delegações manterem o espaço limpo e em ordem.
·         Serão oferecidas refeições como Café da Manhã, Almoço e Jantar. Demais refeições ficaram a cargo dos participantes. Teremos cerca de uma hora e meia para cada refeição e temos uma programação a ser cumprida. Toda disciplina e organização é importante para termos um congresso de qualidade.
·          O espaço conta com uma lanchonete, mercado e farmácia, mas que não aceita cartão de débito e tao pouco existe caixas eletrônicos, ou seja, melhor prevenir levando dinheirinho.
·         A lanchonete não vende cigarros.
·         Seguido recomendações dos que nos reservaram o espaço, não será permitido venda e consumo de bebias alcólicas.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Manifesto por uma economia decente! Com sede do CA, melhor estrutura universitária e contratação de corpo docente!

Manifesto por uma economia decente! Com sede do CA, melhor estrutura universitária e contratação de corpo docente!

Nossa universidade é considerada uma das melhores instituições de ensino superior no país, mas possui vários problemas que afetam o ensino e os estudantes. No curso de economia não é diferente. A falta de professores e o descaso com os alunos já são frequentes.
Que estudante da economia já não começou um semestre sem professor em alguma disciplina? Ou de ter dificuldade para se matricular? Ou não conseguir vaga? Essa situação se tornou uma grande rotina no curso! Repete-se semestre após semestre sem ser solucionado. São muitos os professores tapando buraco ou começando o semestre tendo que se virar para lecionar uma disciplina na qual ele foi alocado de última hora. A falta de professores, salas de aula superlotadas, falta de disciplinas obrigatórias, tudo isso diminui a qualidade no ensino.
Este é um problema reconhecido pela universidade, ano passado a coordenadoria do curso junto com o núcleo docente estruturante (NDE) deram uma saída desesperada para essa situação caótica: “Vamos reduzir as vagas!”. Uma saída mais que comodista para um problema estrutural. Enquanto temos uma situação na educação brasileira de completa exclusão social do ensino superior, em especial do público, a coordenadoria, junto com a reitoria da UFSC decidem que a única saída seria cortar vagas! Graças a mobilização estudantil esse projeto foi barrado, mas o problema continua.
Ora, se falta professores a solução é contratar mais. Se as salas de aula estão superlotadas a solução é ter mais salas. Para termos ideia, o MEC (Ministério da Educação) recomenda que as salas de aula do ensino médio devem ter no máximo 35 estudantes porque mais do que isso compromete em demasia o ensino. Nossas aulas não seriam diferentes e melhores se em cada sala de aula tivéssemos 35 estudantes, ao invés dos 60 e 70 como é hoje?
Como se não bastasse isso tudo, agora querem tirar um espaço (a sede do CALE) que temos para debater a realidade do curso, nos reunir e nos organizar para lutar. Ao não levar este debate para dentro das salas de aula, a atual gestão do CALE está minando sua própria luta por garantir um espaço para que os estudantes de economia se sintam livres para se organizar.
A falta de estrutura e de professores são consequências da má gestão da coordenadação/departamento do curso e da reitoria, mas também está influenciada pela política do Governo Federal que cortou 5 bilhões de reais da educação em 2 anos em vez de aumentar o investimento.
Portanto, o papel do CALE e das demais organizações e estudantes que atuam no curso nesse momento deve ser o de estar presente nas salas de aula para organizar os estudantes para exigirem contratação de professores efetivos, a construção de novo prédio de aula para atender a necessidade atual de disciplinas e acabar com a superlotação das salas e exigir uma sede fixa pro CALE até a construção de uma nova. E reivindicar que o Governo Federal trate a educação com a prioridade que merece e aumente o investimento na educação pública na ordem de 10% do PIB!

Assinam este manifesto:





Coletivo Luta & Poesia:           http://coletivolutaepoesia.blogspot.com.br/

quarta-feira, 28 de março de 2012

MANIFESTO EM DEFESA DA QUALIDADE DE ENSINO NO CFH! CADEIRAS MELHORES JÁ!

MANIFESTO EM DEFESA DA QUALIDADE DE ENSINO NO CFH!
CADEIRAS MELHORES JÁ!

As universidades federais ainda são as melhores instituições de ensino superior, mas sabemos que nem tudo são flores... Os estudantes se vêem obrigados a lutar por seus direitos, por qualidade no ensino, por mais professores e, agora, chegamos ao nível de ter que lutar até por cadeiras decentes!
Os estudantes do Centro de Filosofia e de Ciências Humanas (CFH) começaram as aulas este ano com uma surpresinha. Ao entrarem nas salas de aula se depararam com cadeiras de plástico que lembram as de boteco. Alguns se sentiram quase impelidos a levarem a cerveja pra completar a cena.
Apesar de cômico, isso é um problema grave. O uso de péssimas cadeiras no CFH para os estudantes já tem história, mas faz poucos anos que a situação se agravou quando compraram cadeiras com encosto de plástico que começaram a quebrar em grande quantidade em menos de 6 meses de uso. Muitos se perguntaram: “aprenderam a lição, vão comprar algo de decente?”. Não.
Conseguiram uma cadeira pior que a outra, esse ano colocaram cadeiras de bar para estudarmos. Parece que não nos encaram como pessoas que estão estudando na UFSC, mas matando o tempo, então não precisamos de cadeiras boas, serve as de boteco mesmo. Alguns pensam “é melhor do que antes porque metade das cadeiras estavam quebradas”. Isso é parcialmente verdade, pois essas cadeiras não foram feitas para este tipo de atividade e estão fadadas a quebrarem também, e rápido. Independente de essas cadeiras de boteco serem temporárias ou permanentes elas não condizem com o espaço acadêmico, não foram feitas para salas de aula e demonstram desrespeito com o ensino e com o estudante.
Existe uma Norma Regulativa (NR-17) que legisla sobre o ambiente de trabalho levando em consideração a ergonomia para atingir um ambiente saudável. Segundo a NR-17 o assento deve prover firmeza e conforto na sustentação da posição sentada sem atrapalhar a circulação sanguínea. Acreditamos que esse também deva ser o ideal a ser buscado para uma sala de aula.
A falta de prioridade para a educação está levando a uma precarização crescente no ensino universitário.
Na UFSC o descaso está chegando a tal nível que agora os estudantes estão tendo que se preocupar até com as cadeiras onde vamos sentar! Isso é consequência da política da nossa universidade que privilegia as Fundações privadas, mas também é consequência da política do Governo Federal que, em 2 anos, cortou 5 bilhões de reais da educação.
Entendemos que uma formação de qualidade envolve uma série de condições que, juntas, devem propiciar essa qualidade.
Portanto, exigimos a compra de cadeiras condizentes com o ambiente universitário e que até lá sejam fornecidas cadeiras mais adequadas com nossa realidade, mais confortáveis e que não corram risco de quebrar. Entendendo que não há uma solução que possa partir apenas da universidade, exigimos do Governo Federal aumento do investimento na educação pública na ordem de 10% do PIB porque educação não é problema, é solução e precisa de mais investimento.
Assinam este manifesto:

quinta-feira, 22 de março de 2012

Grêmio Livre é fundado em Criciúma e conquista almoço gratuito

Grêmio Livre é fundado em Criciúma e conquista almoço gratuito
CONQUISTA ESTUDANTIL!
Durante mais de cinco meses no ano de 2011 lutamos por uma entendida representativa, livre e combativa para a organização dos estudantes do CEDUP (Centro de Educação Profissional – Abilio Paulo), escola localizada no sul de Santa Catarina, e felizmente com dois delegados que participaram do primeiro congresso da ANEL, fomos a luta e enfrentamos uma direção elitista e reacionária para colocar o primeiro Grêmio Livre Estudantil em uma instituição que não possuía representatividade nenhuma durante 30 anos!
Depois de repressão e perseguição o Grêmio Livre foi uma vitória estudantil, mas, não parou e nem vai parar a mais ou menos duas semanas, nós, integrantes do Grêmio Livre e da ANEL (Assembléia Nacional dos Estudante – Livre!), depois de muitas reuniões, atos, pressionando o governo, conseguimos o almoço gratuito para nossa escola.
Que fique marcado, que participamos das assembléias, atos nacionais, marchas, congresso, e reivindicamos a ANEL como entidade de luta para o Brasil todo! Exigimos educação pública, gratuita e de qualidade já! Nossa luta não pára, rumo a luta pelo passe!
Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? AQUI ESTÁ PRESENTE O MOVIMENTO ESTUDANTIL!
Somos Grêmio Livre, Somos ANEL, Somos de luta!

Gratos,
Grêmio Livre, CEDUP Abilio Paulo(escola técnica e integrada) de Criciúma – SC.

OBS: Foto do almoço dos estudantes em anexo.

Reunião do coletivo luta e poesia - ANEL

Reunião do coletivo luta e poesia - ANEL

pauta:

1)
Cartilha LGBT
2)
Manifesto por cadeiras melhores já pro CFH
3)
Assembleia Nacional da ANEL

1)
Cartilha LGBT:
As cartilhas lgbt que a anel fez já chegaram aqui em floripa. Vieram 50, podemos pedir encomendar mais se acharmos necessário. Fazem parte da campanha contra a homofobia e por liberdade de orientação sexual que a ANEL vem promovendo desde o início do ano passado.
*Decidimos montar banquinhas para divulgar, conversar e vender no:
lanchonete do CED -> segunda, 26/03, às 12h
Hall do CFH-> quinta, 29/03, às 15h

2)
Manifesto por cadeiras melhores já pro CFH:
Lemos, debatemos e alteramos algumas coisas no manifesto que iremos propor para o centro acadêmico de história e demais CA's assinarem. O manifesto segue em anexo.
*O manifesto foi aprovado.

3)
Assembleia Nacional da ANEL
Foi dado o informe de que a VI assembleia nacional da ANEL, que seria nos dais 31/03 e 01/04, foi adiada para final de maio. A príncipio a assembleia será em São José dos Campos para se solidarizar com os moradores do Pinheirinho e contará com espaços de formação para os estudantes. Precisamos já irmos pensando em como faremos para divulgar aqui na ufsc e de fazer campanha financeira para poder pagar um ônibus e as inscrições.

próxima reunião:

data à definir

terça-feira, 20 de março de 2012

RESULTADO DO PLEBISCITO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA

RESULTADO DO PLEBISCITO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA
COMITÊS COM VOTOS CONTABILIZADOS: FLORIANÓPOLIS, CRICIUMA, JOINVILLE, BLUMENAU E ITAJAÍ.




Resultado por Comitê
  1. COMITÊ FLORIANÓPOLIS:
COMITÊ DE FLORIANÓPOLIS
TOTAL DE VOTANTES
7085

VOTOS SIM
6969
98,36%
VOTOS NÃO
102
1,44%
VOTOS EM BRANCO
10
0,14%
VOTOSO NULOS
4
0,06%

  1. COMITÊ CRICIUMA
COMITÊ DE CRICIUMA
TOTAL DE VOTANTES
2946

VOTOS SIM
2897
98,34%
VOTOS NÃO
46
1,56%
VOTOS EM BRANCO
3
0,10%
VOTOSO NULOS
0
0,00%




  1. COMITÊ JOINVILLE
COMITÊ DE JOINVILLE
TOTAL DE VOTANTES
1320

VOTOS SIM
1302
98,64%
VOTOS NÃO
18
1,36%
VOTOS EM BRANCO
0
0,00%
VOTOSO NULOS
0
0,00%

  1. COMITÊ DE BLUMENAU (LINHA OPERÁRIA)
COMITÊ DE BLUMENAU (LINHA OPERÁRIA)
TOTAL DE VOTANTES
278

VOTOS SIM
275
98,92%
VOTOS NÃO
2
0,72%
VOTOS EM BRANCO
1
0,36%
VOTOSO NULOS
0
0,00%

  1. COMITÊ DE ITAJAÍ
COMITÊ DE ITAJAÍ
TOTAL DE VOTANTES
879

VOTOS SIM
857
97,50%
VOTOS NÃO
14
1,59%
VOTOS EM BRANCO
6
0,68%
VOTOSO NULOS
2
0,23%









Algumas das principais categorias em que foram realizadas o plebiscito: estudantes, pais e professores de escolas estaduais; estudantes da UFSC, Univille e da FURB; trabalhadores do Hospital Universitário; garagem de motoristas e cobradores; população que transita nos terminais urbanos de ônibus; trabalhadores do IBGE; trabalhadores de processamento de dados; trabalhadores de correios; trabalhadores têxteis; trabalhadores do saneamento básico; trabalhadores municipários de creches e da coleta urbana de lixo.

domingo, 18 de março de 2012

REUNIÃO ANEL-FLORIPA: Cartilha LGBT

REUNIÃO ANEL-FLORIPA: Cartilha LGBT 

o Coletivo Luta & Poesia convoca reunião para quarta feira às 14h no hall do CFH para organizar divulgação da Cartilha LGBT da ANEL.
Pauta
- Cartilha LGBT
- 


Quando? 
Quarta,  21 de março


Horas? 14:00


Onde? HALL DO CFH - UFSC 

quinta-feira, 8 de março de 2012

No dia Internacional de Luta das Mulheres, 4 mil pessoas tomam as ruas de São Paulo



A manifestação do  Dia Internacional de Luta das Mulheres coloriu de lilás as ruas da capital paulista. Mais de 3 mil pessoas participaram do ato unitário que  mostrou para  a população que  essa data é um dia de  luta. O ato teve inicio às 14h, na Praça da Sé, e saiu em passeata pelas principais vias da cidade, denunciando o machismo, a violência contra a mulher, exigindo salário igual para trabalho igual, descriminalização do aborto,  entre outras bandeiras reivindicatórias.

O Ato contou com a presença das centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT, CTB, os partidos políticos, PSTU, Psol, PCB, e dos movimentos Mulheres em Luta, Marcha Mundial das Mulheres entre outras entidades e sindicatos.

Falando em nome do Movimento Mulheres em Luta, Camila Lisboa ressaltou que a data não é para ser comemorada. “Estamos aqui lembrar que hoje é um dia de luta, não de comemoração. Mesmo com uma mulher presidente não temos garantidos nossos direitos, exigimos creches, moradia, saúde e educação para todas as mulheres”.

O massacre cometido contra as moradoras da Ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos, também foi destacado no ato.  Maioria da Ocupação, essas mulheres foram agredidas e humilhadas durante a desocupação do terreno. Além disso, os casos de estupros por parte da PM contra duas mulheres foi denunciando.


Ato do MTST enfrenta repressão da PM - As denuncias de estupros no Pinheirinho também foram feitas na manifestação realizada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) pela manhã. A manifestação, realizada em frente ao Parque da Luz, exigia  a punição aos policiais criminosos. A repressão da PM impossibilitou que os manifestantes saíssem em marcha  para protestar. “Mais uma vez o movimento foi criminalizado e impedido de exercer o seu livre direito de se manifestar”, disse  o coordenador do MTST e também membro da CSP-Conlutas Guilherme Boulos. Apesar da tentativa da PM em tentar desorganizar o movimento, o ato correu ali mesmo na Luz.

Integrantes dos terrenos chamados “Novos Pinheirinhos”, de Embu das Artes e Santo Andre,  comparecem à manifestação juntamente com representantes das diversas ocupações  realizadas pelo movimento em toda São Paulo.  Os manifestantes exigiram moradia às famílias e protestaram contra a criminalização do movimento.