sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ato pró Pinheirinho reúne mais de 4 mil em São José dos Campos - SP

Solidariedade em São José dos Campos




No dia 2 de fevereiro aconteceu um ato na cidade de São José dos Campos - SP na qual ficava a ocupação Pinheirinho. Cerca de 5 mil manifestantes tomaram as principais ruas de São José dos Campos (SP) nesta última quinta-feira (2) em solidariedade ao Pinheirinho. Caravanas vindas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e de diversas regiões de São Paulo deram o caráter nacional ao ato convocado por diversas entidades. 


A passeata percorreu as principais ruas do centro de São José dos Campos e recebeu o apoio da população. Alguns acenavam das janelas dos apartamentos e de lojas que se encontravam no trajeto da caminhada.

As entidades presentes, além de manifestar sua solidariedade aos desabrigados do Pinheirinho, denunciaram a política repressora do governo do PSDB. As exigências também eram direcionadas à presidente Dilma Rousseff.  O cartaz “Dilma não basta se indignar, tem que desapropriar” cobrava da presidente uma atitude junto à prefeitura e ao governo estadual, ambos do PSDB, para a desapropriação do terreno e construção de casas populares no local aos desalojados do Pinheirinho.

Manifestação em frente à Prefeitura – A passeata terminou por volta das 15h com um ato político em frente à Prefeitura de São José dos Campos.
Estavam presentes representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto); as centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT, CTB, Intersindical, Intersindical Central, Unidos Para Lutar; representantes dos partidos políticos entre os quais PSTU, PSOL, PT, PCB, além de representantes da Anel (Assembléia Nacional dos Estudantes Livre), esquerda da UNE (União Nacional dos Estudantes) e de DCEs (diretórios acadêmicos) e sindicatos de diversos segmentos da classe trabalhadora que se somaram aos moradores do Pinheirinho.

Estiveram presentes também parlamentares do PSOL e do PT, entre eles o deputado federal e membro da Comissão de Direitos da Câmara dos Deputados, Chico Alencar (PSOL) e a vereadora de São José dos Campos Amélia Naomi (PT).

Solidariedade de classe- Após a manifestação algumas pessoas se dirigiram para o local da desocupação e também para os abrigos onde os moradores do Pinheirinho estão alojados para levar sua solidariedade. O MST levou quatro caminhões com alimentos para as famílias dos abrigos.

De Floripa pra Pinheirinho

Daqui de Florianópolis foram duas pessoas do sindicato dos trabalhadores do poder judiciário (SINTRAJUSC) prestar solidariedade aos moradores do Pinheirinho. Depois, quando de volta à cidade, foram para a reuniãod o comitê de solidariedade à Pinheirinho de Floripa e contaram como foi o ato e qual a  situação que se encontram as famílias desalojadas.
É possível ver as fotos que eles tiraram (mais de 100 fotos) e ler a matéria que escreveram neste link: http://www.sintrajusc.org.br/?mod=galeria&id=42