sábado, 28 de janeiro de 2012

Relato do ato em solidariedade ao Pinheirinho e próxima reuniao

 Próxima reunião do Movimento de Florianópolis em Solidariedade ao Pinheirinho acontece no SINDPD/SC na segunda (30/01) às 19h! Vamos Divulgar e Participar!

Ontem foi realizado no centro de Florianópolis, em frente ao TICEN, ato em solidariedade aos moradores do Pinheirinho que foram criminosamente expulsos de suas casas pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São José dos Campos/SP. O ato reuniu 70 pessoas em Florianópolis representando vários sindicatos, entidades estudantis, centrais sindicais, organizações de esquerda, trabalhadores e jovens que se somam a uma corrente cada vez maior de solidariedade e mobilização. 
No próximo dia 02 de fevereiro (quinta-feira) será realizado grande ato nacional em São José dos Campos/SP em solidariedade aos moradores do Pinheirinho. Tendo isso em vista, foi encaminhado após o ato uma reunião para esta segunda-feira (30/01) às 19h na sede do SINDPD/SC, localizado na Avenida Mauro Ramos, nº 80, Centro de Florianópolis (em frente ao IEE – Instituto Estadual de Educação). A reunião tem o intuito de organizar o transporte para a presença na manifestação e a continuidade de ações de solidariedade ao Pinheirinho na nossa cidade.

SOMOS TODOS PINHEIRINHO! NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS! PELA DESOCUPAÇÃO DA POLÍCIA E DESAPROPRIAÇÃO DO TERRENO! 

Covardia!!! Mesmo contra a decisão da justiça federal, PM invade Pinheirinho

Covardia!!! Mesmo contra a decisão da justiça federal, PM invade Pinheirinho
Começou nessa madrugada. Uma operação com cerca de 1800 policias, entre a tropa de choque, helicópteros, com todo tipo de armas, para a reintegração de posse do Pinheirinho. A PM pegou os moradores de surpresa, que após decisão do STF acreditaram ganhar tempo para preparar uma nova resistência. Porém, o prefeito Eduardo Cury, de São José dos Campos, deu ordem para a PM invadir mesmo assim.

Com toda a truculência e covardia, a ação militar já rendeu 4 mortes e outros feridos. Os moradores, com apoio dos movimentos sociais e de moradores dos bairros vizinhos, mantém de cabeça erguida a resistência. A PM, porém, está  fazendo de tudo para dificultar. Já prendeu líderes do movimento, como o Toninho, que é o advogado da ocupação e liderança popular. Apreenderam as armas e estão atirando nos moradores bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e balas de borracha, enquanto os moradores resistem bravamente com suas pedras na mão.

Se os responsáveis por essa atrocidade pensam que ficarão imunes, estão muito enganados. Nós da ANEL, junto com companheiros de sindicatos, do movimento popular e lutadores de todo o país, não mediremos esforços para fazer com que a PM, a prefeitura, a juíza e todos os responsáveis paguem pelo banho de sangue que estão promovendo.
Esse fato só leva a conclusão inevitável de que o único caminho para a luta é confiar apenas em nossas próprias forças. A justiça se mostrou apenas um papel morto, o prefeito está convicto de que mais vale uma área para a especulação imobiliária do que a vida de milhares de trabalhadores, as outras instâncias governamentais dizem que nada podem fazer. É preciso do máximo de apoio dos movimentos sociais e lutadores, do Brasil e de todo o mundo, para denunciar essa truculência e fortalecer a resistência no local!
Acompanhe novas notícias pelo twitter @pinheirinhosjc e vamos divulgar o que está acontecendo! A ANEL já enviou uma delegação para São José dos Campos, e incetiva todos que puderem a comparecer lá. Os demais, sigamos na divulgação dos novos fatos.

Vídeo – PM cerca a ocupação Pinheirinho
Rádio – Cidade AM